Biografia

Biografia

Alice Neto de Sousa, nascida no meio do ano, no meio do mês, de 1993, poeta entre outros ofícios, é uma escritora nascida em Portugal, com raízes em Angola, Licenciada e Mestre em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana.

Autora de diversos poemas dispersos em antologias em Portugal e no Brasil, em 2021, viu o seu poema “Terra” dar nome à coletânea “Do que ainda nos sobra da guerra”, publicado pela editora brasileira Ipêamarelo. 

No início de ano de 2022, o poema “Poeta” da sua autoria, escrito a propósito da 1ª edição PowerList 100 da Bantumen, conquistou as redes sociais e tem voado pelo mundo

Alice foi poeta convidada para a abertura solene das comemorações oficiais dos 50 anos do 25 de abril, onde apresentou o poema inédito "Março". Participou ainda na 20ª edição da Flip - Festival Literário Internacional de Paraty, em 2022.  

Tem poemas no jornal Mensagem de Lisboa,  faz parte da bolsa de poetas da associação cultural A Palavra, foi presença assídua no programa televisivo “Bem-Vindos” na RTP África (2021 a 2023), Poeta Residente na Fundação Calouste Gulbenkian (2024) e atualmente aprimora a palavra e a poesia nos palcos, procurando “afiar a língua” para temas sociais emergentes.

Inquieta por natureza nas palavras e nas escolhas, gosta de liberdade de pensar e de sentir.

Distinções

2024  Fundação Calouste Gulbenkian, Poeta em Residência. 

2023 DGLAB, Bolsa de Criação Literária 2022, selecionada na modalidade de Poesia.

2022 BANTUMEN, PowerList100, distinguida como uma das cem personalidades mais influentes da lusofonia.